Agentes de saúde visitam ETA da Gaivota Saneamento – Portal Agora
Conecte-se agora

Saúde

Agentes de saúde visitam ETA da Gaivota Saneamento

Publicado

em

A ação faz parte do programa nacional de vigilância da qualidade da água

Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) de Balneário Gaivota visitaram a Estação de Tratamento de Água (ETA) da Gaivota Saneamento nesta segunda-feira (5), data que se comemora o Dia Nacional da Saúde. A ação faz parte das atividades da Vigilância Sanitária municipal no programa Vigiágua. O foco são ações contínuas de promoção da saúde e prevenção dos agravos transmitidos pela água.

O encontro iniciou no posto de saúde de Lagoa de Fora, onde o superintendente da Gaivota Saneamento, Gian Scandolara, apresentou os investimentos realizados desde que a empresa assumiu os serviços em 2018. A principal dúvida levantada pelos agentes se tratava das ampliações de rede, já que atualmente 52% do município é atendido.

“A meta contratual é atingirmos 100% de cobertura do perímetro urbano nos primeiros quatro anos, que vai do bairro Areias Claras até Lagoa Cortada. Após esse período o foco será nas obras de esgoto”, explicou Gian. A engenheira química do Grupo Atlantis, da qual a concessão faz parte, Gislaine Lonardi, também participou da palestra e conduziu a visita na Estação.

“Ao visitar as residências é preciso desmistificar algumas informações erradas que foram sendo espalhadas ao longo do tempo”, enfatizou Gislaine. A principal delas, segundo a engenheira, é o suposto perigo do cloro ou do flúor à saúde. “Esses produtos são exigências do Ministério da Saúde no tratamento da água e são dosados com a maior cautela possível pelos operadores. Eles são essenciais para o controle de cárie dentária e desinfecção da água para evitar doenças de infecção intestinal”, completou. A eficácia do tratamento da água, que é captada da Lagoa da Terneira e Lagoa de Fora, chegou a 99% no último mês.

Essa foi a segunda etapa do processo que os agentes irão passar. A primeira foi com a coordenadora da atenção básica, Rosilane Maria de Bem Caldas, para apresentar o Vigiágua e ensiná-los a ter um olhar mais atento ao saneamento básico das residências que são visitadas. A última será uma capacitação técnica sobre o sistema Sisagua. Representantes da Secretaria de Saúde, Vigilância Sanitária municipal e Câmara de Vereadores estiveram presente.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Propaganda

Facebook

Crie seu site na ServerPro