Conecte-se agora

Geral

Alunos da EEB Dolvina Leite de Medeiros recebem premiação de concurso de desenho e redação do Programa Trabalho Seguro

Publicado

em

Dando sequência às ações do Programa Trabalho Seguro, desenvolvido de forma pioneira em Araranguá na EEB Dolvina Leite de Medeiros, escola da rede estadual de ensino da 21ª Gerência Regional de Educação, foi entregue nesta terça-feira, 5, a premiação aos alunos que participaram do concurso de desenho e redação.

O Programa é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Administração (SEA), por meio da Gerência de Saúde Ocupacional; coordenadoria Regional do Programa Trabalho Seguro/do Tribunal Superior do Trabalho, e Secretaria de Estado da Educação, por meio da 21ª Gered.

As ações na EEB Dolvina Leite de Medeiros envolveram quase 500 alunos da unidade escolar, com informações por meio de palestras e entrega de cartilhas informativas, sobre combate ao trabalho infantil nas séries iniciais, e de prevenção a acidentes de trabalho aos alunos do ensino fundamental 2 e ensino médio. Destes, 18 alunos receberam premiação nesta terça-feira, entre eles estudantes de 1º e 2º ano, que participaram na categoria desenho, com o tema trabalho infantil; alunos do 3º ao 5º ano, que fizeram desenhos e frases também com o tema trabalho infantil e de 6º ao 9º, que produziram redações sob o tema segurança e saúde do trabalho.

O Juiz do Trabalho e Gestor Regional e Nacional do Programa Trabalho Seguro, Dr. Ricardo Jahn, destaca que nesta ação, o Programa tem como principal objetivo aproximar a Justiça da Escola. “A educação é o futuro destas crianças, para que possam ter futuramente trabalho mais digno, que garanta uma qualidade de vida e com menos acidentes de trabalho”, destacou, lembrando que mais de 700 mil pessoas sofrem acidentes de trabalho anualmente no Brasil. Em Santa Catarina são cerca de 40 mil acidentes, e em Araranguá são quase 400 acidentes por ano.

O analista técnico da gerência de saúde ocupacional da SEA, Laércio de Campos, enfatizou que a conscientização de crianças e adolescentes sobre saúde e segurança do trabalho é uma ação pioneira que refletirá em futuros trabalhadores mais saudáveis e produtivos. Ele ressaltou ainda que o Brasil é signatário da convenção nº 155 da OIT que torna obrigatória a inclusão do conteúdo em todos os níveis de ensino.

A gerente Regional de Educação da ADR Araranguá, Celina Hobold da Rosa, destacou o belo trabalho conduzido pelo Juiz Ricardo Jahn e parabenizou a gestora da Escola, Maria Vieira, professores e alunos, que através das redações e desenhos demonstraram seu aprendizado, levando as informações adquiridas para o dia-a-dia.

A aluna Brenda Maciel Nunes, 7ª série, 12 anos de idade, autora de uma das redações premiadas disse que o projeto é muito interessante. “Achei importante porque futuramente as crianças também trabalharão, e todo trabalho exige certos cuidados de segurança. Aprendi também que em algumas atividades é obrigatório o uso de equipamentos de proteção para evitar acidentes”.

A premiação contou com parceria de empresas, entre elas a empresa União e Viação Cidade, representada na solenidade pela psicóloga Patrícia Rodovanski; Giassi supermercados, representado pela Gerente do departamento jurídico Katlyn Sonego Spillere Boff e Gerente de relações trabalhistas do Bistek, Melissa Chanazis Valentini, que pretende multiplicar a ação em nova Veneza.

 

Fonte: Leneza Della Krás /Assessoria de Imprensa

Propaganda
Clique para comentar

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Balneário Gaivota receberá o Prêmio “Palma de Ouro”

Publicado

em

Novamente o município de Balneário Gaivota receberá o Prêmio Palma de Ouro, como referência na administração da Educação Municipal. “Recebemos com muita alegria este prêmio, que é fruto do empenho de todos os servidores da educação que se empenham e se dedicam para que o município seja reconhecido com mais um prêmio, sou muito grata por ter uma equipe maravilhosa”, comentou Rosinea Alves Ferreira, secretária municipal de educação.

O prêmio é conferido à Secretários de Educação, que está realizando uma gestão participativa e que através de ações, tais como programas motivacionais e qualificações das equipes profissionais e educadores da rede municipal, estão conseguindo elevar a qualidade do ensino público municipal.

Fonte: Guilherme Scherer /Assessoria de Comunicação

Continue Lendo

Geral

Formatura das turmas da EJA é marcada por alegria e muita emoção

Publicado

em

Ato de entrega dos certificados foi realizado na noite de quarta-feira 

Mais uma solenidade de formatura foi realizada e marcada por alegria e emoção em Balneário Arroio do Silva. Desta vez, quem comemorou foram os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) que concluíram mais uma etapa no estudo. Oito alunos concluíram o ensino fundamental e 22 o ensino médio.

A formatura aconteceu na noite de quarta-feira, dia 13, e contou com a presença do prefeito Juscelino da Silva Guimarães, o Mineiro, a primeira-dama Claudete Guimarães e a secretária de educação Silvia Machado Ghellere. “Parabenizo todos pela dedicação e por esse passo tão importante. Desejo sucesso na caminhada”, registrou a secretária que agradeceu ainda os professores pelo empenho.

A solenidade foi repleta de calor humano e muitas homenagens. “Parabéns pela força de vontade. Não desistam dos sonhos. Apostem no que vocês almejam e continuem estudando”, enfatizou o prefeito.

Os alunos manifestaram sua gratidão e a alegria em concluir a etapa. Os professores também foram homenageados, agradeceram e parabenizaram os formandos.

 
Fonte: Bianca Goulart/Assessoria de Imprensa
Continue Lendo

Geral

Epagri de Maracajá discute ações para 2018

Publicado

em

Com o objetivo de apresentar os trabalhos realizados durante o ano de 2017 e discutir o planejamento para 2018, a equipe do Escritório da Epagri de Maracajá, realizou a tradicional “Reunião de Sede”. A organização dos trabalhadores do campo e suas famílias, o incentivo à pratica da pecuária de leite e na área de grãos, além da assessoria ao Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CMDR) integraram as principais ações do segmento no ano que chega ao final.

Segundo o engenheiro agrônomo da Epagri local, Ricardo Martins, no município, juntamente com seus parceiros, a Epagri desenvolveu ações, principalmente, nas áreas de pecuária de leite com a organização dos produtores e implantação de mudas de pastagem; na área de grãos com a assistência no cultivo de milho e arroz irrigado, além de implantação de unidade de cultivares.

Outras ações também ganharam destaque como o trabalho na organização de produtores de leite, organização para feiras e assessoria ao Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural. O evento realizado no Pavilhão Denei Prezalino Ramos, nesta quarta-feira (13), contou com a presença de lideranças municipais, entre elas membros do CMDR, Sindicatos e representantes de agropecuárias.

Ao final da reunião, o extensionista da Epagri local, Ricardo Martins salientou da importância da manutenção do convênio entre Prefeitura e Epagri. “Importantes subsídios agrícolas são aportados para o município resultantes desta parceria, que deve continuar também em 2018”, finalizou Ricardo.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Continue Lendo

Hospedado por Incubadora de Sites