Aparelhos ortodônticos estéticos: o que você precisa saber? - Portal Agora
Conecte-se agora

Saúde

Aparelhos ortodônticos estéticos: o que você precisa saber?

Publicado

em

Uma das principais dúvidas dos pacientes que chegam na Clínica Ribeiro & Bittencourt é a real necessidade de ter que usar aparelhos para corrigir o alinhamento, mordidas, posicionamento e até mesmo a aparência estética do seu sorriso, uma vez que ter o sorriso perfeito é o sonho de muita gente.

É muito comum, principalmente nos adultos, uma objeção em relação ao uso do aparelho fixo. Isso acontece porque a aparência metálica dos aparelhos tradicionais não é nada satisfatória para pessoas que já passaram dos 30 anos, para profissionais que não querem apresentar um aspecto mais juvenil, ou por ser incômodo para o próprio convívio social.

De acordo com o Dr. Paulo de Tarso Bittencourt, especialista em ortodontia da Clínica Ribeiro & Bittencourt, o paciente não precisa se preocupar, pois atualmente o mercado conta com uma variedade de opções de tratamento para correção dos dentes que garantem um visual bonito e muito conforto.

Quais são os tipos de aparelhos estéticos?

APARELHO SAFIRA

Os brackets do aparelho de safira são feitos com porcelana monocristalina, que é um material mais denso e resistente, além de translúcido. Também apresentam uma resistência maior à quebra além de serem mais finos e menores. Interessante também ressaltar que eles não amarelam com o tempo e a estabilidade de cor é muito maior. É o aparelho fixo mais discreto de todos devido a sua grande transparência

APARELHO DE CERÂMICA

O Aparelho de Cerâmica é também um Aparelho Estético quer proporciona excelente grau de discrição ao paciente. Seu sofisticado processo de fabricação nos oferece muita segurança ao tratamento ortodôntico, porém, por possuir estrutura policristalina – ao contrário do Aparelho de Safira, que é monocristalino – apresenta menor grau de polimento, o que o faz possuir uma tonalidade esbranquiçada, mais opaca, sem translucidez. Apesar de sua atual qualidade e beleza, proporciona características inferiores às do Aparelho de Safira, com relação à estética, atrito e resistência.

Desvantagens:

  • Precisa de “borrachinha” que podem amarelar comprometendo a aparência.
  • Precisa de cuidados especiais com alimentação e higiene
  • O fio utilizado é normalmente metálico. Existem fios estéticos mas estes acabam não tendo a mesma eficiência dos fios metálicos, devendo ser usados em casos bem específicos

APARELHO ESTÉTICO AUTOLIGADO

Qual a diferença entre o aparelho autoligado e os convencionais?

Os brackets convencionais estão associados com o uso de ligaduras elásticas (borrachinhas) ou de aço inoxidável para manter o fio ortodôntico inserido no interior da canaleta. O termo autoligado, em Ortodontia, refere-se a brackets ortodônticos que possuem mecanismo próprio, de abertura e fechamento da canaleta, para a fixação do fio, não requerendo o uso de ligaduras metálicas ou elásticas para esse fim.

APARELHO ESTÉTICO DE POLICARBONATO

É um aparelho fixo muito parecido com o de porcelana e safira porém é feito de um tipo de resina plástica. A única vantagem é que o custo é menor quando comparado com os outros aparelhos estéticos.

Desvantagens:

  • Mudam de cor e escurecem com o tempo
  • Tem maior facilidade de descolar e quebrar
  • Usam fio metálico e borrachinhas

“Independente de qual aparelho estético o paciente escolher, vale ressaltar que os cuidados com higiene e alimentação são muito importantes”, frisa o Dr. Paulo.

É importante também que o paciente faça limpezas periódicas para remoção de tártaro e cuidado com a gengiva e faça também avaliação da sua condição bucal regularmente pelo clinico geral.

E, finalmente não poderíamos deixar de falar nos ALINHADORES INVISÍVEIS. Os mais desejados no momento. É o tratamento ortodôntico com maior versatilidade e tecnologia.

CONHEÇA O INVISALIGN

São moldeiras transparentes e removíveis que vão alinhando gradualmente os dentes. Todo planejamento é realizado antes, de forma virtual, o que dá uma perspectiva de como ficará o tratamento do início ao fim.

Normalmente o tempo de tratamento também costuma ser um pouco mais previsível.

O conforto é a principal vantagem, ele pode ser removido para comer e higienizar. A velocidade do tratamento também é maior, e a quantidade de ativação é previamente determinada já que o planejamento é virtual.

Os alinhadores são trocados a cada 15 dias, as consultas costumam ser mensais e são mais curtas do que no caso dos outros aparelhos estéticos.

Desvantagem:

  • O sucesso do tratamento depende muito da disciplina e responsabilidade do paciente, já que o aparelho é removível.

Ainda ficou com dúvidas? Agende uma consulta e teremos o prazer de esclarecer qual a melhor opção para você!

 

Formada pela Universidade Federal de Pelotas, com especialização em Implantodontia e Radiologia Odontológica, lidera o Centro Odontológico Ribeiro&Bittencourt, em conjunto com o Especialista em Ortodontia, Dr. Paulo de Tarso Bittencourt.

Propaganda

Facebook

Crie seu site na ServerPro