Assembleia Legislativa celebra os 40 anos da Cidasc - Portal Agora
Conecte-se agora

Política

Assembleia Legislativa celebra os 40 anos da Cidasc

Publicado

em

Os 40 anos de serviços dedicados à garantia da excelência sanitária de Santa Catarina da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), vinculada à Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca, foram celebrados na noite desta quarta-feira (27) em sessão especial. A solenidade, que reuniu lideranças agrícolas e funcionários da empresa, foi proposta pelo deputado José Milton Scheffer (PP).

Para o deputado, a solenidade é um reconhecimento por parte da Assembleia Legislativa do trabalho que a Cidasc e seus funcionários fizeram ao longo de quatro décadas de existência. Ele lembrou que a Cidasc foi criada em 27 de novembro de 1979 e neste período realizou conquistas relevantes a Santa Catarina, como os dois certificados internacionais concedidos pela Organização Mundial de Saúde Animal, como Área Livre de Febre Aftosa sem Vacinação — único estado da federação — e de Zona Livre de Peste Suína Clássica (PSC). Esse status possibilitou que os produtos catarinenses alcançassem os mercados mais exigentes do mundo em termos de sanidade animal. Na área vegetal, Santa Catarina possui o título de Área Livre da Cydia Pomonella, praga da maçã.

“Muito da nossa projeção na economia do meio rural devemos a esses técnicos, que transformaram o estado numa área livre de febre aftosa, livre da peste suína, que permite que nossos agricultores acessem os mercados mais exigentes do mundo. A Cidasc tem muito a comemorar e Santa Catarina a agradecer”, completou José Milton Scheffer.

A presidente da Cidasc, Luciane de Cássia Surdi, disse que a homenagem vai para todos os profissionais da companhia, que fizeram parte desta história de 40 anos de luta em favor da agricultura e da sanidade animal no estado. “Nós temos que comemorar sempre. Temos o compromisso de manter a credibilidade que a Companhia adquiriu ao longo dos anos em função de uma equipe técnica qualificada e dedicada. Precisamos manter e ampliar o status que o estado conquistou onde o setor agropecuário é responsável por 29% do PIB catarinense. Ao olhar para parte dos resultados do agronegócio gerados pela Cidasc nestes 40 anos, tenho certeza que fizemos um excelente trabalho”.

Para atender as demandas de aproximadamente 500 mil produtores rurais cadastrados, a Cidasc conta com 1.500 colaboradores distribuídos nas unidades presentes em 232 municípios do estado, com 19 departamentos regionais, um escritório central e 63 barreiras fixas.

Homenageados

Luciane de Cássia Surdi – Presidente da Cidasc
Engenheiro agrônomo Ricardo Miotto Ternus – Secretário Adjunto da Agricultura, Pesca e do Desenvolvimento Rural
Edson Henrique Veran – Presidente da Cidasc (2007 – 2010)
Assis Greselle – Supervisor do Terminal Graneleiro de São Francisco do Sul
Claudinei Martins – Médico Veterinário emérito da Cidasc
Nilson Luiz Kaefer – Médico Veterinário da Cidasc
Pedro Macário – profissional da Cidasc
Alessandra Mafra
Zuleide Orben – profissional emérita da Cidasc
Aurélia Fátima Etges – profissional emérita da Cidasc
Vera Lúcia Farias – esposa do Médico Veterinário Hamilton Ricardo Farias – in memoriam

Certificados

Paulo Eli – Secretário de Estado da Fazenda
Ricardo de Gouvêa – Secretário de Estado da Agricultura, Pesca e do Desenvolvimento Rural
Coronel Carlos Alberto de Araújo Gomes Júnior – Comandante Geral da PM/SC
Túlio Tavares de Lima – Superintendente do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
José Zefferino Pedrozo – Faesc – representado por Eroni Barbieri
Ivan Ramos – Fecoagro
Ari Geraldo Neumann – Presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea/SC)
Marcos Vinicius de Oliveira Neves – Presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária de SC
Irani Pamplona Peters – Sindicarne
Losivanio Luiz de Lorenzi – Presidente da Associação Catarinense de Criadores de Suínos

Propaganda

Facebook

Crie seu site na ServerPro