Atraso na entrega de materiais deixa alunos sem mesas e cadeiras, em Araranguá - Portal Agora
Conecte-se agora

Educação

Atraso na entrega de materiais deixa alunos sem mesas e cadeiras, em Araranguá

Publicado

em

Cei Leda da Silva Machado/foto Portal Agora

Secretaria de Educação explicou fato e afirmou que o problema está sendo resolvido

Os mais de cinco mil alunos matriculados na rede municipal de ensino de Araranguá, divididos em ensino infantil e fundamental, retornaram às aulas nesta segunda-feira, 10. Mas alguns estudantes não foram acolhidos de forma  completa. A secretaria de Educação, Cultura e Esportes atrasou a entrega de alguns materiais indispensáveis e os educadores tiveram que improvisar.

Em um dos Centros de Educação Infantil, no Leda da Silva Machado, localizado no bairro Alto Feliz, em Araranguá, uma turma pré-escolar iniciou o ano letivo sem colchonetes, mesas, cadeiras e pia do banheiro. Uma mãe utilizou das redes sociais para expressar indignação: “Segunda feira começou as aulas, porém na creche onde minha filha está, que é no Alto feliz, não tem mesa, não tem cadeira para as atividades, não tem pia no banheiro, colchão, falta tudo. O que devemos fazer. Achei que isso não acontecia aqui”, explanou.

A reportagem do Portal Agora foi ao Centro de Educação Infantil ontem, dia 12, e constatou as limitações, mas não foi autorizada a fotografar a sala, que recém tinha recebido os colchonetes. Questionada sobre a ausência de materiais necessários para o início do ano letivo, a coordenadora falou que as estruturas não haviam sido entregues no educandário.

Sem mais informações, a secretária de Educação de Araranguá, Ariane Almeida e a diretora de ensino infantil Luci Bender foram procuradas e explicaram a ausência dos materiais na creche. “No ano de 2019 levantamos a demanda da educação em todos os Centros de Educação Infantil e Escolas e solicitamos um processo licitatório, que foi feito, sendo que as empresas vencedoras, durante o mês de janeiro, realizaram a entrega dos materiais. Nos últimos dias recebemos a solicitação do Cei Leda da Silva Machado e estamos atendendo. Os colchonetes foram entregues, bem como as meses serão entregues e na próxima semana iremos resolver o problema da pia”.

Segundo elas, o atraso realmente aconteceu. “Neste ano a sala que acolhia em 2019 o berçário está atendendo o pré-escolar, e foi necessário a colocação de mesas, cadeiras e colchonetes. Tivemos atraso na entrega e por isso o ano letivo iniciou sem esses materiais, mas tudo está sendo resolvido”, explicaram.

Comunidade escolar foi quem climatizou Creche

Atualmente o Centro de Educação Infantil Leda da Silva Machado conta com mais de 100 alunos e projetos estão sendo executados pela própria comunidade escolar. “Todas as salas de nosso Centro Infantil são climatizadas. Foi graças aos pais que conseguimos realizar este sonho de dar mais qualidade e conforto para o processo de ensino-aprendizagem”, comentaram alguns pais.

A secretaria de Educação deu sua versão sobre o assunto. “Demos autorização para que os educandários realizem campanhas necessárias para a melhoria do espaço. Enquanto os pais buscavam climatizar as salas por meio de um bingo, a nossa secretaria realizou a troca das instalações elétricas”, rebateram.

Após a presença do Portal Agora no Cei Leda da Silva Machado e fase de apuração das informações, a reportagem foi informada que as mesas e cadeiras foram levadas para o CEI. Apenas a pia deverá ser realocada na próxima semana.

Facebook

Crie seu site na ServerPro