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Especialista traz dicas e tendências para prosperar negócios em 2020

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Você está se perguntando neste momento o que fará agora em 2020 para que seu negócio cresça ou pelo menos se mantenha competitivo no mercado? Está em dúvida sobre quais serão as oportunidades e tendências de mercado para este novo ano?

O ano já chegou e portanto é importante que você esteja atento às tendências e oportunidades de negócios que podem começar a surgir. Por isso, nossa reportagem conversou com uma das maiores especialistas em gestão, negócios e carreiras do empreendedorismo feminino no estado. Adm. Vanilsa Oliveira é mentora empresarial, coach executiva e tem ajudado centenas de empresários brasileiros e americanos a prosperar seus negócios.

Segundo a profissional, o grande segredo do sucesso está no planejamento. Mas então como devo preparar o planejamento do meu negócio para explorar as tendências e oportunidades? Então caso ainda não tenha feito ou finalizado o planejamento do ano, seguem algumas dicas importantes.
“O planejamento deve ser de conhecimento de todos da equipe para que cada um saiba do seu papel e da sua importância para o alcance dos objetivos e metas da empresa.
Antes de pensar em 2020, é importante que você fazer um “balanço” de como foi o ano de 2019. Por exemplo, reflita quais foram as principais razões para o sucesso das metas alcançadas e quais motivos impediram o cumprimento das metas não alcançadas, sobretudo, quais os maiores aprendizados do percurso, por fim, elabore um Plano de Ação com a equipe com atenção a estes motivos sabotadores, para não cometer os mesmos erros”, explica Vanilsa.

Análise SWOT/FOFA

Agora que você já refletiu com a sua equipe os erros e acertos de 2019, está na hora de pensarmos em 2020.
Para iniciar o planejamento a sugestão da administradora é que você faça a análise SWOT da sua empresa. SWOT é a sigla em inglês para Forças (Strengths), Fraquezas (Weakness), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats), também conhecida como matriz FOFA. “As Forças e as Fraquezas do seu negócio estão sobre total domínio do empreendedor, ou seja, dependem somente dele e da sua equipe para mantê-las ou modificá-las, sendo que as forças representam os pontos fortes do seu negócio e as fraquezas aqueles pontos em que há oportunidade de melhoria. Exemplos: localização da empresa, recursos físicos e tecnológicos, equipe de colaboradores, marca e/ou patente, carteira de clientes, capital de giro, etc.” detalha Vanilsa.

Ainda segundo ela, em contrapartida, as oportunidades e as Ameaças não estão sob o domínio da empresa, elas são fatores externos ao negócio, sendo que as oportunidades são a mola propulsora ao crescimento e desenvolvimento do negócio e, por outro lado, as ameaças são os fatores que impedem o crescimento da empresa ou até mesmo podem provocar a sua falência. Vanilsa exemplifica com taxa de juros, câmbio, comportamento do consumidor, concorrência, entre outros.

Hora de colocar a mão na massa

Agora que você já conhece a análise SWOT, o próximo passo segundo Vanilsa é descrever com o apoio da sua equipe no mínimo 5 forças e 5 fraquezas e, em seguida, no mínimo 3 oportunidades e 3 ameaças, pois quanto mais pontos você conseguir descrever mais rica ficará a análise da sua empresa. Para facilitar a identificação e o entendimento dos fatores externos à sua empresa é importante que você faça uma pesquisa de mercado.
Após essa simples tarefa será possível uma visão clara das forças e fraquezas do negócio, além das oportunidades e ameaças que o mercado oferece. Lembre-se de que o planejamento deve ser simples e prático. Envolva a equipe, clientes e parceiros chave no processo de construção do planejamento” dá a dica.

Saulo Pithan é jornalista, formado pela Universidade de Cruz Alta (Unicruz), proprietário da Agência Performance Comunicação e palestrante sobre temas como comunicação e marketing digital no Instituto Voa, de Santa Catarina.

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