Estudantes da UFSC de Araranguá entram em greve – Portal Agora
Conecte-se agora

Educação

Estudantes da UFSC de Araranguá entram em greve

Publicado

em

Atualmente o campus de Araranguá conta com cinco cursos: Engenharia da Computação, Engenharia de Energia, TIC, Fisioterapia e Medicina

Alguns cursos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), estão aos poucos aderindo a greve proposta por lideranças estudantis da universidade, com sede em Florianópolis. O encaminhamento surgiu de uma assembleia unificada, que deixou aberta aos estudantes a decisão de paralisar ou não as atividades.

Na tarde desta quarta-feira, 4, cursos do campus da UFSC de Araranguá começaram a debater sobre a possibilidade de greve. Acadêmicos de Fisioterapia, Engenharia de Energia e TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação), já debatem a possibilidade e estão em estado de greve. O movimento é idealizado pelos estudantes.

Eugênio Simão, diretor do Campus de Araranguá, comentou sobre o assunto. “Cada categoria tem sua representatividade e os estudantes tem as suas, que são os Centros Acadêmicos. Existe um encaminhamento a nível de estado para que as categorias decidam pela greve ou não; aqui em Araranguá alguns cursos já se posicionaram a favor do movimento dentro da universidade”.

A greve é para os estudantes uma forma de se manifestarem contra o Future-se – um projeto do governo federal que tem como objetivo aumentar a autonomia das universidades federais, para que elas possam firmar parcerias com organizações sociais, para que as mesmas possam investir na área da educação. Além disto, a ação é uma forma de repudiar os cortes feitos pelo governo federal, um exemplo é que só R$ 43 milhões de um total de R$ 145 milhões, inicialmente aprovado pelo Governo Federal, estão disponíveis para uso da instituição.

Até o momento a reportagem foi informada de forma extraoficial que os três cursos acima citados já decidiram pela greve e amanhã irão comunicar os docentes. Segundo informações, outros cursos devem aderir ao movimento a partir da próxima terça-feira, 10, como Medicina, que está há pouco mais de um ano em funcionamento.

A greve se efetivada seguirá por tempo indeterminado. Amanhã uma assembleia geral dos cursos acontecerá na UFSC de Araranguá.

 

Facebook

Crie seu site na ServerPro