Evento educativo celebra o meio ambiente em Timbé do Sul – Portal Agora
Conecte-se agora

Educação

Evento educativo celebra o meio ambiente em Timbé do Sul

Publicado

em

O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado em 5 de junho de cada ano como uma forma de aumentar a consciência ambiental e incentivar a atenção e ação políticas voltadas ao tema. Para celebrar a data em Timbé do Sul, onde se desenvolvem as obras de implantação e pavimentação da BR-285/RS/SC, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT/SC) realizou, atividades de educação ambiental com alunos da rede municipal de ensino. Teve contação de história, exposição de animais taxidermizados (arte de montar ou reproduzir animais para exibição) e show musical do projeto Canção dos Bichos.
A equipe da Gestão Ambiental (STE S.A.) do empreendimento se valeu do aspecto lúdico para sensibilizar crianças da pré-escola ao 5º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Frei Modesto. A bióloga Valéria Debom apresentou exemplares de animais taxidermizados cedidos pelo Museu de História Natural da Universidade Católica de Pelotas (MUCPel). Foram expostos os hábitos, características e curiosidades do mão-pelada, do graxaim-do-mato e da gralha-azul. A profissional ainda alertou para a necessidade de preservação destas e outras espécies que são comumente atropeladas nas estradas ou vitimadas pela ação de caçadores.
Na sequência, a hora do conto “Gralha-azul e a Gestão Ambiental” narrou a história de uma família que acompanha a evolução das obras na rodovia e dos Programas Ambientais que envolvem a preservação dos animais, da vegetação, do solo, da água, do ar e da qualidade de vida das pessoas. A atração apresentada pela pedagoga Bianca Barcellos destacou ainda questões envolvendo a segurança e a interdição da Serra da Rocinha. A criançada participou ativamente da atividade e mostrou ter conhecimento sobre as ações realizadas no município em que vivem. Gibis baseados na mesma história foram distribuídos aos alunos.
Para fechar com chave de ouro, o show em voz e violão do projeto Canção dos Bichos não deixou ninguém parado ao som de músicas sobre a natureza da região Sul do Brasil. O jornalista e músico Solano Ferreira explica que a proposta, lançada em 2015 pela STE S.A., surgiu da necessidade de mostrar o trabalho ambiental desenvolvido nas obras do DNIT em um formato diferente do que vinha sendo feito em fotos, livros e vídeos. Com refrãos fáceis de gravar, as músicas sobre o mão-pelada, o ratão-do-banhado e o gambá-de-orelha-branca não saíram da boca da gurizada e das professoras. Além disso, uma canção a respeito do Aedes aegypti advertiu sobre os cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito que transmite doenças como a dengue, a zika e a chikungunya. A diretora da escola, Fabiana Alexandre Panatta, salientou que a instituição é parceira da Gestão Ambiental e está sempre de portas abertas para receber atividades que plantem a semente das boas práticas ambientais.
Fonte: Assessoria de Imprensa 
Continue Lendo
Propaganda

Crie seu site na ServerPro