Mais uma Rede de Vizinhos é inaugurada em Maracajá – Portal Agora
Conecte-se agora

Segurança

Mais uma Rede de Vizinhos é inaugurada em Maracajá

Publicado

em

Na noite de quinta-feira, dia 22, os moradores da localidade de Espigão da Toca inauguraram oficialmente o projeto “Rede de Vizinhos”, realizado em parceria com a Polícia Militar de Maracajá.

Estiveram presentes na solenidade: o comandante da 1ª Companhia do 19º BPM, capitão Diego Schwartz; o comandante do Destacamento de Maracajá, 2º sargento Igor Pereira Pimentel; o prefeito municipal de Maracajá, Arlindo Rocha; o presidente da Câmara de Vereadores, Alacide Luiz Rocha; os vereadores de Maracajá, Prezalino Ramos Neto e Guilherme Augusto Tomasi Rocha; o representante dos moradores da comunidade de Espigão da Toca, José Carlos Cichella; o presidente do Conseg de Maracajá, Rodrigo Souza Pereira; demais policiais militares e moradores da localidade.

O Projeto constitui-se de uma estratégia de policiamento, na qual uma rede organizada entre comunidade e polícia militar, pautada na filosofia de polícia comunitária, reúne vizinhos de uma determinada localidade para atuarem em cooperação e se associarem com o intento de fomentar parcerias e fortalecer as relações interpessoais e a cidadania ativa do bairro, bem como de melhorar a relação entre a polícia e a comunidade e de aumentar a vigilância natural a fim de prevenir e restaurar problemas de ordem pública, garantindo a incolumidade física das pessoas e do patrimônio.

Destaca-se, positivamente, que a iniciativa foi dos moradores da localidade, que procuraram a Polícia Militar de Maracajá, manifestando o interesse em compartilhar a responsabilidade pela segurança dos seus vizinhos e trabalhar em parceria com a polícia. Sendo seu dever constitucional, enquanto órgão oficial da Segurança Pública Estadual, o 19º BPM firmou a parceria.

A PMSC ofertou aos vizinhos um treinamento nas instalações do salão comunitário da comunidade. No treinamento os vizinhos receberam orientações sobre estruturas de redes, segurança na transmissão de informações, dicas de segurança pessoal e residencial, além de conhecimentos sobre o uso da arquitetura contra o crime.

Além disso, foi criado um grupo fechado de WhatsApp onde os vizinhos e representantes da Polícia Militar mantém constante interação, garantindo a rápida e eficaz comunicação e mobilização entre as partes.

Fonte: PMSC

Facebook

Crie seu site na ServerPro