Conecte-se agora

Geral

Passo de Torres está na lista dos municípios infestados pelo mosquito da dengue

Publicado

em

Santa Catarina tem 62 municípios considerados infestados pelo aedes aegypti, entre eles Passo de Torres, na região

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (DIVE/SC) divulgou neste início de mês o boletim n° 24/2017 sobre a situação da vigilância entomológica do aedes aegypti e a situação epidemiológica da dengue, febre  chikungunya e zika vírus, com dados de 1º de janeiro a 25 de novembro de 2017. Durante este período foram identificados 10.361 focos do mosquito Aedes aegypti, em 144 municípios, 57% a mais do mesmo período em 2016, que registrou 6.601 focos em 134 municípios de Santa Catarina.

Em relação à situação entomológica, este ano o Estado já tem 62 municípios considerados infestados, o que representa um incremento de 24% em relação ao mesmo período de 2016, que registrou 50 municípios nessa condição. Entre os municípios de SC, que podem ser considerados infestados pelo aedes aegypti, está Passo de Torres, na região Sul.

Fábio Sabino, da DIVE/SC, explicou que para uma área ser considerada infestada pelo mosquito é necessário a disseminação e manutenção do foco. Ainda, segundo Fábio, o município de Passo de Torres tem três áreas consideradas infestadas.

A DIVE/SC está realizando uma campanha com os gestores municipais para que as atividades do programa de controle de proliferação do mosquito causador da dengue se mantenham e todos os municípios do Estado estão assinando um termo de compromisso para controle da dengue. No verão, o risco é ainda maior, pois com o tempo quente, aumenta a proliferação do vetor.

Dengue
No período de 01 de janeiro a 25 de novembro de 2017 foram notificados 2.300 casos de dengue em Santa Catarina. Desses, 14 (1%) foram confirmados. Na comparação com o mesmo período de 2016, quando foram notificados 13.616 casos, observa-se uma redução de 83% na notificação de casos em 2017. Já em relação aos casos confirmados, enquanto em 2017 até o momento somente 14 casos de dengue foram confirmados no estado, no mesmo período em 2016 haviam sido confirmados 4.378 casos.

Febre de chikungunya
No período de 01 de janeiro a 25 de novembro de 2017 foram notificados 322 casos de febre de chikungunya em Santa Catarina. Desses, 261 (79%) foram descartados e 38 (11%) permanecem como suspeitos.
Zika vírus
No período de 01 de janeiro a 25 de novembro de 2017 foram notificados 79 casos de febre do zika vírus em Santa Catarina, sendo que 62 casos (78%) foram descartados, 6 (8%) permanecem em investigação e 10 (13%) estão inconclusivos.

Propaganda
Clique para comentar

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Balneário Gaivota receberá o Prêmio “Palma de Ouro”

Publicado

em

Novamente o município de Balneário Gaivota receberá o Prêmio Palma de Ouro, como referência na administração da Educação Municipal. “Recebemos com muita alegria este prêmio, que é fruto do empenho de todos os servidores da educação que se empenham e se dedicam para que o município seja reconhecido com mais um prêmio, sou muito grata por ter uma equipe maravilhosa”, comentou Rosinea Alves Ferreira, secretária municipal de educação.

O prêmio é conferido à Secretários de Educação, que está realizando uma gestão participativa e que através de ações, tais como programas motivacionais e qualificações das equipes profissionais e educadores da rede municipal, estão conseguindo elevar a qualidade do ensino público municipal.

Fonte: Guilherme Scherer /Assessoria de Comunicação

Continue Lendo

Geral

Formatura das turmas da EJA é marcada por alegria e muita emoção

Publicado

em

Ato de entrega dos certificados foi realizado na noite de quarta-feira 

Mais uma solenidade de formatura foi realizada e marcada por alegria e emoção em Balneário Arroio do Silva. Desta vez, quem comemorou foram os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) que concluíram mais uma etapa no estudo. Oito alunos concluíram o ensino fundamental e 22 o ensino médio.

A formatura aconteceu na noite de quarta-feira, dia 13, e contou com a presença do prefeito Juscelino da Silva Guimarães, o Mineiro, a primeira-dama Claudete Guimarães e a secretária de educação Silvia Machado Ghellere. “Parabenizo todos pela dedicação e por esse passo tão importante. Desejo sucesso na caminhada”, registrou a secretária que agradeceu ainda os professores pelo empenho.

A solenidade foi repleta de calor humano e muitas homenagens. “Parabéns pela força de vontade. Não desistam dos sonhos. Apostem no que vocês almejam e continuem estudando”, enfatizou o prefeito.

Os alunos manifestaram sua gratidão e a alegria em concluir a etapa. Os professores também foram homenageados, agradeceram e parabenizaram os formandos.

 
Fonte: Bianca Goulart/Assessoria de Imprensa
Continue Lendo

Geral

Epagri de Maracajá discute ações para 2018

Publicado

em

Com o objetivo de apresentar os trabalhos realizados durante o ano de 2017 e discutir o planejamento para 2018, a equipe do Escritório da Epagri de Maracajá, realizou a tradicional “Reunião de Sede”. A organização dos trabalhadores do campo e suas famílias, o incentivo à pratica da pecuária de leite e na área de grãos, além da assessoria ao Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CMDR) integraram as principais ações do segmento no ano que chega ao final.

Segundo o engenheiro agrônomo da Epagri local, Ricardo Martins, no município, juntamente com seus parceiros, a Epagri desenvolveu ações, principalmente, nas áreas de pecuária de leite com a organização dos produtores e implantação de mudas de pastagem; na área de grãos com a assistência no cultivo de milho e arroz irrigado, além de implantação de unidade de cultivares.

Outras ações também ganharam destaque como o trabalho na organização de produtores de leite, organização para feiras e assessoria ao Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural. O evento realizado no Pavilhão Denei Prezalino Ramos, nesta quarta-feira (13), contou com a presença de lideranças municipais, entre elas membros do CMDR, Sindicatos e representantes de agropecuárias.

Ao final da reunião, o extensionista da Epagri local, Ricardo Martins salientou da importância da manutenção do convênio entre Prefeitura e Epagri. “Importantes subsídios agrícolas são aportados para o município resultantes desta parceria, que deve continuar também em 2018”, finalizou Ricardo.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Continue Lendo

Hospedado por Incubadora de Sites